terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PROJETO PARA ANOS INICIAIS

Tema: Magia

Título: Alquimistas do futuro

Período de duração: 10 dias

Justificativa:

Este tema surgiu pelo rico conteúdo que abrange e pela necessidade de desenvolver nas crianças, através da contação de história, a fantasia, a criatividade e a aquisição de novos conceitos, abrindo-lhes as portas para um “mundo novo”, onde tudo aquilo que elas veem resulta de várias transformações. Um mundo mágico, novo, diferente, que lhes fascinará a cada nova descoberta.

Assim como as histórias, a magia deve estar presente em sala de aula; não só em relação a esta proposta, mas, também, em pequenos detalhes do dia-a-dia, em que  a professora assume o papel de fada e resolve conquistar seus alunos, irradiando alegria, felicidade e muita magia.

A proposta de se trabalhar magia, em sala de aula, nada mais é de que incentivar e estimular a curiosidade, a concentração, o raciocínio lógico, a imaginação e muitas habilidades e competências que são necessárias para o desenvolvimento da criança, assim de forma lúdica relacionando os fenômenos, as reações, e as transformações químicas presentes no nosso dia-a-dia. 

Marcot Adler define magia da seguinte maneira, 
“Magia é uma palavra conveniente para toda uma coleção de técnicas, todas as quais envolvem o uso da mente. Neste caso, veremos que todas estas técnicas envolvem a mobilização da confiança, vontade e emoção, direcionadas a partir do reconhecimento da necessidade, do uso das faculdades da imaginação, principalmente através da habilidade de visualizar, a fim de entender como outros seres funcionam na natureza para que possamos usar este conhecimento de forma a atingir os fins necessitados”.
Este projeto é a realização de um sonho, em que eu possa ser e fazer tudo aquilo que imaginei desde o início do ano, transformando a sala de aula num lugar mágico, capaz de encantar meus alunos, abrindo-lhes as portas para um fantástico mundo que lhes espera, repleto de encantos e magias.

Objetivo Geral:

Oportunizar às crianças  fazerem descobertas através de histórias, pesquisas, experiências e vivências; abrindo-lhes as portas para um mundo novo pelo qual elas ficarão encantadas, resgatando os sentimentos que são valorizados nas histórias, como amizade, sabedoria, bondade e coragem.

Habilidades:
  • Adequar
  • Adivinhar
  • Adotar
  • Ampliar
  • Analisar
  • Associar
  • Comparar
  • Compreender
  • Construir
  • Cooperar
  • Demonstrar
  • Desenvolver
  • Dialogar
  • Elaborar
  • Explorar
  • Expressar
  • Identificar
  • Interagir
  • Interpretar
  • Localizar
  • Localizar-se
  • Mover-se
  • Observar
  • Oportunizar
  • Orientar-se
  • Ouvir
  • Participar
  • Pesquisar
  • Posicionar-se
  • Praticar
  • Produzir
  • Promover
  • Provocar
  • Qualificar
  • Realizar
  • Reconhecer
  • Recrear-se
  • Relacionar
  • Respeitar
  • Saber
  • Situar-se
  • Trabalhar
  • Utilizar
  • Valorizar
  • Vivenciar
Atividade Desencadeadora: hora do conto com “Bruxa Onilda vai à festa”, de E. Laurrela

Atividades previstas:

Português

- Hora do conto: “Contra feitiço, feitiço e meio”, de Eloí Elisabet Bocheco
- Conversação
- Questionamentos orais
- Questionamentos escritos
- Compreensão e interpretação
- Leitura oral e silenciosa
- Confecção de convite
- Construção de painéis
- Produção textual
- Adivinhas
- Dicionário subjetivo
- Morcego correio
- Convenção das bruxas
- Livro de magias
- Carta enigmática

Matemática

- Histórias matemáticas
- Leitura e escrita dos numerais
- Onilda foi ao bingo
- Transformando os números
- Jogo das latas
- Peixinhos mágicos
- Jogo da memória rápida
- Stop

Estudos Sociais

- Visita ao campo de bocha
- Pesquisa: Tipos de solo
- Plantas da minha escola
- Formação da chuva
- Confecção de cartazes: Plantas da minha escola
- Dramatização: Como surge o dia e a noite
- Formação da chuva

Ciências

- Caçando com os olhos
- Dramatização: como surge o dia e a noite
- Formação da chuva
- Pesquisa: Tipos de solo
- Plantas da minha escola
- Formação da chuva
- Confecção da cartazes: Plantas da minha escola
- Experiências: descobrindo as fórmulas mágicas (desenho invisível)
- Papel seco embaixo da água
- A água que não cai do copo
- Investigando a cor das plantas

Educação artística

- Apagando sem borracha
- Tintas vegetais
- Técnica do bombril
- Mágica das cores
- Técnica do desbotado
- Confecção de convite
- Construção com sucata
- Dramatização

Ensino Religioso

- Caixa da criação
- Momento de agradecimento
- Descobrindo as fórmulas mágicas
- Convenção das bruxas
- Baú das recordações
- Dinâmicas: Jogo do abraço
- Jogo dos sentimentos

Educação física

- Telefone sem fio
- Confecção da aranha
- Alongamento
- Aquecimento
- Cabo de teias
- Suspiro de aranha
- Combinando os números
- Contra feitiço, feitiço e meio
- Corrida das bruxinhas
- A dança da vassoura
- Passando a varinha
- Corrida da tabuada
- Circuito da magia
- Campeonato de bocha
- O bicho que escolhi
- Jogo do abraço
- Volta à calma

Atividade de Culminância

Será realizada uma mini gincana e uma exposição dos trabalhos; onde os alunos farão demonstrações das técnicas e experiências realizadas em aula. Serão convidadas as outras turmas para apreciar a exposição. Haverá entrega de lembrancinhas.

Avaliação

Acontecerá durante a execução do projeto. Através da observação e do acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.

Observação:

Nenhum comentário: